Como evitar gripe H1N1: você deveria saber e compartilhar 4 informações sobre a transmissão


Compartilhe!

gripe-h1n1

 

O vírus H1N1, que causa a gripe mais grave e deixou muito doentes nos anos de 2009, 2010 e 2013, chegou mais cedo em 2016. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 230 mortes por H1N1 só este ano (dados de 16 de abril). O número é muito maior do que o divulgado em maio de 2013, quando foram notificados 61 óbitos.

Tire algumas das principais dúvidas sobre a doença e saiba como se prevenir dela.

Dúvidas sobre H1N1

Como o H1N1 é transmitido?

O vírus H1N1 é transmitido através de espirros, tosse ou até mesmo pela respiração. Ele sobrevive alguns minutos fora do corpo e se instala em superfícies, como maçanetas ou teclados de computador. Ao tocarmos nesses objetos contaminados e levarmos a mão à boca, corremos o risco de pegar a doença.

O vírus é transmitido por tosse, espirro ou até respiração

O que eu preciso fazer para me proteger?

Como o vírus se propaga pelo ar, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Se possível, evite aglomerações e espaços fechados, onde ele pode circular mais livremente. Lave bem as mãos várias vezes ao dia, principalmente depois de tocar em objetos compartilhados, como as barras de ferro do metrô. Como nem sempre água e sabão estão ao alcance, vale carregar álcool gel 70%, o único que pode realmente matar o vírus.

Lavar as mãos adequadamente evita a transmissão da doença

Quais é o principal erro que as pessoas cometem e que facilita a transmissão?

Um dos grandes erros é não se proteger adequadamente ao tossir ou espirrar. O ideal é colocar um lenço de papel descartável em frente à boca e ao nariz para evitar que o vírus se espalhe pelo ambiente. Por isso, mantenha sempre um pacotinho de lenços na bolsa. Se você não estiver resfriada, vai poder oferecer para alguém que esteja.

Além disso, é comum que as pessoas assuem o nariz e deixem o papel em cima da mesa de trabalho ou carteira da escola. Os vírus permanecem ali e se transformam em um novo foco de contaminação. Para reduzir esse problema, vale apostar em lenços de papel desenvolvidos com tecnologia para matar 99% dos vírus da gripe, inclusive o H1N1.

Ao tossir ou espirrar, é fundamental colocar um lenço de papel sobre a boca

 Preciso tomar vacina?

A vacina ainda é a melhor forma de prevenir o H1N1. Todas as pessoas podem tomar, mas a ela é altamente indicada (quase obrigatória) para quem está no grupo de risco, como crianças com menos de dois anos, idosos com mais de 60, gestantes, entre outros.

Loading...
Compartilhe!