Veja a importância da vitamina B6 para o metabolismo


Compartilhe!

vitamina-B6

vitamina B6 é também conhecida como piridoxina e faz parte das vitaminas do complexo B, sendo necessária para o funcionamento de enzimas e para a síntese do ácido nucleico e das proteínas. Atua também na multiplicação das células e na produção de hemácias do sistema imunológico, influenciando o sistema nervoso e os neurotransmissores cerebrais.

A presença da vitamina B6 em nosso organismo levam à produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores, melhorando nosso metabolismo através de sua atuação como coenzima para as proteínas, hidratos de carbono e lipídeos. Com sua atuação, a vitamina B6 quebra o glicogênio e ajuda na formação da hemoglobina, promovendo o bom funcionamento do sistema nervoso e melhorando as condições dos músculos e da pele.

Benefícios da vitamina B6

  • Prevenção e tratamento da anemia, ajudando na produção de hemoglobina e ajudando a transportar o ferro pelo nosso organismo. Sua falta produz glóbulos vermelhos pouco desenvolvidos, com carência de ferro.
  • Desenvolvimento cerebral, influenciando na bainha de mielina, que envolve as células nervosas do cérebro. A sua ingestão evita a perda de memória, redução cognitiva provocada pela idade, reduz o risco do mal de Alzheimer e a nevrite periférica.
  • Proteção da pele, metabolizando proteínas e tornando a pele mais elástica, evitando dermatite e problemas de pele.
  • Prevenção para doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de doenças cardíacas, já que diminui os níveis de homocisteína no sangue, uma substância que está relacionada com os problemas do coração.
  • Para as mulheres, alívio da TPM, eliminando o excesso de estrogênio produzido na fase pré-menstruação;
  • Combate a depressão, já que é importante para a produção de serotonina, o neurotransmissor mais importantes para o organismo nos processos bioquímicos de sono e de humor.
  • Auxílio à amamentação, compensando as necessidades de nutrição de mulheres que estão amamentando. A vitamina B6 ajuda no metabolismo da mãe, produzindo maisproteína para ser usada na produção de leite materno.
  • Proteção dos olhos, pois combate as inflamações crônicas oculares e doenças na retina.
  • Ajuda na menopausa, diminuindo os efeitos colaterais da reposição hormonal, que ocorre nas mulheres nesta fase, regulando também os níveis de estrogênio no organismo e reduzindo o desconforto provocado pela sua falta.
  • Ajuda quem tem Síndrome de Dow, criando melhora no tempo de reação e de memória de seus portadores, reduzindo as perdas cognitivas.

A deficiência da vitamina B6 pode provocar anemia, distúrbios nervosos e problemas de pele. Na gravidez, sua deficiência pode causar problemas mentais no feto, enquanto está se desenvolvendo, sendo essa deficiência fatal para a capacidade cerebral da criança.

Nas crianças, a falta de vitamina B6 pode provocar convulsões, enquanto que, nos adultos, causa confusão cerebral, sintomas como língua vermelha demais, fissura nas laterais dos lábios, adormecimento nas mãos mostram que há deficiência de vitamina B6 no corpo.

Em que alimentos podemos encontrar vitamina B6

vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, nas carnes de porco, de gado bovino e no leite e seus derivados, além dos ovos. Entre os alimentos de origem vegetal, a vitamina B6 está presente nas batatas, aveia, banana, gérmen de tribo, levedo de cerveja, abacate, cereais, nozes e sementes.

Loading...
Compartilhe!